Capela dos Médici

A Capela dos Médici (Cappelle Medicee), mausoléu e local de sepultamento da família Médici, está inserida no complexo da Basílica de San Lorenzo concebida por Brunelleschi no século quinze e construída por Miguel Ângelo e Buontalenti entre os séculos dezasseis e dezassete.

A Sacristia Nova (Sacrestia Nuova) e a Capela dos Princípes (Cappella del Principi) são as principais salas do museu e é possível a elas aceder através de uma entrada à parte localizada nas traseiras da Basílica de San Lorenzo.

A Sacristia Nova, assim denominada para a distinguir da antiga de Brunelleschi (a outra capela famosa concebida por Brunelleschi é a Capela Pazzi em Florença localizada no complexo da Basílica da Santa Cruz), foi concebida e construída por Miguel Ângelo a partir de 1519 para albergar os túmulos de Lorenzo e Giuliano de Médici, decorados com maravilhosas esculturas.

A construção deste edifício impressionante coincidiu com um dos mais difíceis períodos da história de Florença, marcado pela expulsão dos Médici e pelo cerco da República de Florença (1530).

Antes de partir de Florença para Roma onde iria coordenar a construção da cúpula de S. Pedro, Miguel Ângelo criou para a Capela dos Médici algumas das suas mais belas esculturas: A Alegoria do Tempo (crepúsculo, dia, aurora e noite) que são parte integrante do monumento funerário de Giuliano de Médici, e a fabulosa Madonna Médici.

A Capela dos Princípes com a sua cripta é o local de sepultamento dos membros da família Médici: Buontalenti embelezou-a com mármore e pedras preciosas, recorrendo ao uso da técnica do commesso florentino (mosaico florentino) o que deu origem a uma verdadeira pérola da arquitetura florentina.

Aqui se encontram os túmulos de Cosimo I de Médici (1389-1464), primeiro Senhor de Florença e Pater Patriae, o Grão-Duque Cosimo II, Fernando I e a sua esposa Cristina de Lorena, Giovanni delle Bande Nere, o Princípe Lorenzo e o Cardeal Leopoldo, ou seja, todas as figuras mais proeminentes da História de Florença.

Miguel Ângelo na Capela dos Médici
Miguel Ângelo na Capela dos Médici

Morada do Museu: Piazza Madonna degli Aldobrandini, 6 – Florença – Itália

Horário de funcionamento:
O museu está aberto todo o ano de segunda e sexta das 8.15 às 13:50
Encerra no segundo e quarto domingos de cada mês e na primeira, terceira e quinta segunda-feira do mês, assim como no Dia de Ano Novo, Dia 1 de Maio e Dia 25 de Dezembro.

Bilhetes:
Preço normal: 6,00 €
Preço reduzido: 3,00 € (dos 18 aos 25 anos e professores)
Gratuito: Crianças com menos de 6 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, guias turísticos e professores inseridos em grupos escolares devidamente autorizados.

O preço dos bilhetes pode alterar-se no decorrer de eventos especiais ou exposições temáticas.