Museu Casa de Dante

Dante Alighieri é o maior poeta italiano e considerado o pai da língua italiana.

A sua obra-prima, A Divina Comédia (Divina Commedia), foi durante séculos a base da ideia coletiva de inferno, purgatório (Purgatorio) e Paraíso (Paradiso) e influenciou a poesia de índole amorosa, a teologia e o simbolismo.

Dante Alighieri nasceu entre Maio e Junho de 1265 em Florença e foi batizado no Batistério de S. João.

Pouco se sabe dos seus primeiros anos porque ele próprio pouco falava disso mas mencionou o bairro de Florença onde nasceu (perto da Abadia Florentina) e séculos mais tarde a casa foi identificada.

Hoje em dia existem poucos vestígios do edifício original e o que existe no centro histórico remonta sobretudo ao século vinte mas a esquina onde se encontra a Casa de Dante (Casa di Dante) ainda mantém muito do seu encanto medieval.

Museu Casa de Dante, Florença. Foto de jimforest
Museu Casa de Dante, Florença. Foto de jimforest

As pesquisas históricas realizadas sobre a casa original do “Grande Poeta” concretizaram-se quando Florença se tornou capital e foram terminadas em 1868.
O Museu Casa de Dante foi fundado em 1965 por ocasião do sétimo centenário do nascimento do poeta.

O Museu tem uma finalidade histórica e educacional pretendendo apresentar a figura de Dante e da Florença Medieval na qual viveu.

As salas do museu encerram objetos que foram usados por médicos e farmacêuticos (Corporação florentina de Dante) e ainda reconstruções de objetos do dia-a-dia assim como vestuário do século catorze.

Um caminho conduz os visitantes pela histórica Batalha de Campaldino relatada por Dante e o edifício alberga uma reconstrução das ruas da Florença Medieval.

A presença de Dante e da sua Comédia está em todo o lado no bairro apesar de a sua casa original já não existir.

Um retrato do poeta de origem desconhecida está gravado no pavimento da praça em frente à casa.
De acordo com a tradição, Dante conheceu Beatrice Portinari, a mulher que amou, na igreja próxima de Santa Margherita dei Cerchi.

Beatrice é a protagonista da Divina Comédia e Dante dedicou-lhe uma coleção de poemas denominada A Vida Nova (La Vita Nuova ou Vita Nova).

Segundo a tradição popular, nesta igreja está sepultada Beatrice e, como tal, é um local de peregrinação de amantes e fãs de poesia que deixam cartões dirigidos à musa de Dante Alighieri.

A igreja oferece retratos modernos dos amantes bem como um valioso retábulo de Neri di Bicci.
Dante viveu nestes lugares onde vivenciou a sua paixão por Beatrice, pela poesia e pela política tendo sido forçado a deixar Florença e morrer no exílio.

Quem visita estes lugares pode sentir-se imerso na atmosfera medieval que viu o nascimento do “Grande Poeta” celebrado em todo o mundo.

Perfil de Dante em Florença. Foto de aphextim
Perfil de Dante em Florença. Foto de aphextim

Morada do museu: Via Santa Margherita – Florença, Itália

Horário de funcionamento:
Inverno
De 1 Outubro a 31 Março, de terça a domingo – 10:00 – 17:00
Encerrado às segundas-feiras

Verão
De 1 Abril a 30 Setembro – 10:00 – 18:00

Bilhetes:
Preço Normal: €4,00
Preço Reduzido: €2,00 (crianças entre os 7 e os 12 anos, grupos)
Gratuito: Crianças com menos de 6 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, guias turísticos e professores inseridos em grupos escolares devidamente autorizados.
O preço dos bilhetes pode alterar-se no decorrer de eventos especiais ou exposições temáticas.