Museu Nacional do Bargello

Uma jóia da história e da arquitetura, o Palácio do Bargello (Palazzo del Bargello) foi construído em 1255 e é um dos mais importantes museus de Florença alojando obras imperdíveis de Donatello, Luca della Robbia, Verrocchio, Miguel Ângelo e Cellini.

A sua coleção inclui bronzes, esmaltes, cerâmicas, tapeçarias, tecidos e mobiliário, sendo que muitos deles pertenceram à família Médici ou a outros colecionadores privados.

O edifício Bargello é um precioso exemplo de arquitetura medieval e um dos mais antigos de Florença tendo sidoi a sede de algumas das principais instituições de Florença no passado.

Um grande número de eventos históricos aconteceram neste edifício, tais como reuniões do Conselho dos Cem em que Dante participou ou ainda as execuções da Conspiração Pazzi (Congiura dei Pazzi) quando foi utilizado como prisão.

Os visitantes ficarão deslumbrados com a atmosfera medieval que reina nas salas e muito particularmente no pátio interior.

O Bargello é um museu desde meados do século dezoito e é um importante exemplo na história dos colecionadores de arte pela precocidade e preciosidade da sua coleção.

Atualmente possui nas suas impressionantes salas algumas das mais importantes obras da renascença italiana.

No primeiro andar encontram-se as esculturas do século catorze incluindo o David de Donatello, e obras-primas de Ghiberti, Brunelleschi, Verrocchio e Luca della Robbia.

No andar térreo poderá contemplar várias obras toscanas do século dezasseis da autoria de Miguel Ângelo, Sansovino, Ammannati, Cellini, Giambologna.

O primeiro e segundo andares albergam igualmente coleções de valor inestimável que incluem obras das chamadas “artes menores” em marfim, cerâmica, esmalte, ouro, bronze, vidro e as ricas medalhas Médici.

O Museu Nacional Bargello também apresenta um imponente sino, famoso por tocar apenas no virar de cada século.

Vista do Museu Nacional Bargello. Foto de Kwong Yee Cheng
Vista do Museu Nacional Bargello. Foto de Kwong Yee Cheng

Morada do Museu: Via del Proconsolo 4, Florença, Itália

Horário de funcionamento:
Das 8.15 às 17:00 (encerrado na segunda e quarta segunda-feira de cada mês, 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro)
A bilheteira encerra às 16:20.

Encerrado na segunda e quarta segunda-feira de cada mês, 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Bilhetes:
Preço Normal: € 4.00
Preço Reduzido: € 2,00
Gratuito: Crianças com menos de 6 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, guias turísticos e professores inseridos em grupos escolares devidamente autorizados.

O preço dos bilhetes pode alterar-se no decorrer de eventos especiais ou exposições temáticas.