Galeria do Traje, Palácio Pitti

A Galeria do Traje pertence ao complexo do Palácio Pitti.

A Palazzina della Meridiana

O Museu do Traje ocupa várias salas da Palazzina della Meridiana (Pequeno Palácio do Meridiano), um dos pavilhões do Palácio Pitti com vista sobre os Jardins Boboli.
O edifício foi construído em estilo neoclássico entre 1776 e 1816 pelos arquitetos Gaspare Peoletti e Pasquale Poccianti para Pedro Leopoldo de Lorena.

O palácio foi habitado pela família Lorena, pela família Bourbon-Parma, por Elisa Bonaparte Baiocchi e pela família Sabóia: Todas estas dinastias deixaram algo do seu estilo específico, tanto ao nível do mobiliário como em termos de design e decoração interior.

O meridiano que dá o nome ao edifício é o instrumento astronómico feito por Vincenzo Viviani em 1699 e colocado no vestíbulo dos aposentos de Fernando de Médici.

No cofre do vestíbulo está pintada a Alegoria do Tempo e das Artes (Allegoria del Tempo e delle Arti) da autoria de Anton Domenico Gabbiani (1693).

Coleção da Galeria do Traje

A Galeria do Traje foi fundada em 1983 sob a direção de Kristen Aschengreen Piacenti e alberga mais de seis mil peças incluindo vestuário e acessórios de moda do século dezoito até ao presente.
A coleção inclui vestidos de corte e gala, vestidos de alta-costura, vestuário informal bem como trajes de teatro e cinema.

O museu representa a história da moda ao longo dos últimos séculos e também inclui criações dos mais famosos estilistas do século vinte tais como Valentino, Versace, Armani, Missoni e Saint Laurent.

Todos os vestidos estão dispostos em manequins com estrutura corporal típica do período em que o vestido foi feito. O corpo feminino sofreu várias alterações ao longo dos tempos como, por exemplo, quando tinha que se sujeitar ao uso do corpete.

A maior parte dos objetos da Galeria do Traje deriva de doações públicas ou privadas incluindo também coleções inteiras de roupa de celebridades de grande valor histórico.

As coleções também apresentam peças de vestuário da aristocrata siciliana Donna Franca Florio, uma das personalidades europeias mais famosas no tempo da belle époque, bem como vestidos de Eleonora Duse, uma das mais famosas atrizes italianas de teatro.

De grande interesse é também a coleção de trajes de teatro reunidos por Umberto Tirelli, fundador de uma importante alfaiataria e de uma coleção de joias no século vinte.

Entre as raridades do museu encontramos também o vestuário fúnebre do Grão-Duque Cosimo I de Médici, da sua esposa Eleonora de Toledo e do seu Don Garzia que morreu com quinze anos vítima de malária.

A herança da galeria é enriquecida ainda pelo seu arquivo em papel composto por desenhos, esboços e modelos de importantes personalidades como Thayaht, Cesare Guidi, Simonetta Colonna di Cesaro e Alberto Fabiani.

A exposição é regularmente atualizada (a cada dois ou três anos) e sempre organizada de acordo com padrões cronológicos ou temáticos e é muitas vezes complementada por exposições temporárias de grande interesse.

A Galeria do Traje também alberga uma oficina de conservação têxtil, fundamental para a manutenção do vestuário e acessórios.
Morada do museu: Galeria do Traje, Palácio Pitti – Florença, Itália

Uma sala na Galeria do Traje. Foto de Wikipedia
Uma sala na Galeria do Traje. Foto de Wikipedia

Horário de funcionamento:
De segunda-feira a Domingo
08:15 – 16:30 Em Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro
08:15 – 17:30 Em Março (com tempo invernoso)
08:15 – 18:30 Em Março (com tempo de verão)
08:15 – 18:30 Em Abril, Maio, Setembro de Outubro (com tempo de verão)
08:15 – 17:30 Em Outubro (com tempo invernoso)
18:15 – 18:50 Em Junho, Julho e Agosto
Última entrada realiza-se 30 minutos antes do encerramento.
Encerrado na primeira e última segunda-feira de cada mês, dia 1 de Maio e dia de Natal.

Bilhetes:
Preço Normal: €7,00
Preço Reduzido: €3,50
Gratuito: Crianças com menos de 6 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, guias turísticos e professores inseridos em grupos escolares devidamente autorizados.
O bilhete permite entrar no Museu da Porcelana, nos Jardins Boboli, no Museu da Prata e nos Jardins Bardini.