Galeria Palatina, Palácio Pitti

A Galeria Palatina (Galleria Palatina) alberga uma das mais importantes coleções italianas de arte dos séculos dezasseis e dezassete.

A coleção começou como coletânea de quadros renascentistas e do século dezassete pela família Lorena que pretendia dar uma casa permanente às obras de arte que haviam pertencido à família Médici.

Entre o fim do século dezoito e o início do século dezanove, o Grão-Duque Leopoldo decidiu mudar parte das vastas coleções Médici de Uffizi para o Palácio Pitti devido a falta de espaço.

A Galeria Palatina possui um invulgar encanto devido aos arranjos de quadros colocados nas suas ricas molduras em salas refinadamente decoradas ao estilo das coleções do século dezassete.

Tal como nos antigos sortidos, dos quais este museu é o mais importante exemplo histórico em Itália, os quadros são dispostos tendo por base um critério decorativo e estético e não científico.

O edifício do museu

A Galeria Palatina e aposentos reais estão localizados no Palácio Pitti, a antiga residência dos Grão-Duques da Toscânia (Médici e Lorema) e da família real italiana.

Nos magníficos aposentos reais com a sua escadaria majestosa construída por Bartolomeo Ammannati, está conservada a mobília e acessórios dos séculos dezasseis a dezanove.

Poderá apreciar a mobília decorada com a famosa técnica do commesso florentino (mosaico florentino). Este método de trabalhar pedras semipreciosas ainda é praticado nos dias de hoje pelo Opificio delle Pietre Dure em Florença, uma oficina famosa em todo o mundo.

As salas estão ricamente decoradas com cenas mitológicas, assim como pelo famoso ciclo de frescos dedicados à Vida e educação do Príncipe e com os frescos da autoria de Pietro da Cortona (As quatro idades do homem), obras-primas do barroco florentino.

As coleções da Galeria Palatina

A coleção da Galeria Palatina é única pela sua vastidão e completude.
Foi adquirida graças ao legado de Ana Maria Luisa de Médici, a última herdeira da sua dinastia e que evitou que a coleção fosse pilhada, destino comum a muitas coleções privadas daquele tempo.
O museu foi aberto ao público em 1833.

Atualmente, a Galeria Palatina apresenta obras de Pontormo, Filippo Lippi, Rafael (A Madona na Cadeira, A Mulher com Véu), Ticiano (Madalena Penitente) e Andrea del Sarto, quadros de mestres florentinos dos séculos dezasseis e dezassete e composições de Caravaggio, Rubens (As Consequências da Guerra), Van Dyck e Salvator Rosa.

Madonna della Seggiola, Rafael. Foto de FlorenceandTuscanyTour
Madonna della Seggiola, Rafael. Foto de FlorenceandTuscanyTour

Horário de funcionamento:
De Terça-Feira a Domingo das 08:15 às 18:50
A bilheteira encerra às 18:05
O encerramento da Galeria começa às 18:30
Encerrado: Segundas-feiras, dia de Ano Novo, dia 1 de Maio e dia de Natal

Bilhetes:
Preço Normal: €8,50
Preço Reduzido: €4,25
Gratuito: Crianças com menos de 6 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, guias turísticos e professores inseridos em grupos escolares devidamente autorizados.

O bilhete também é válido para visitar a Galeria de Arte Moderna