Museu Nacional de São Marcos

O Museu Nacional de S. Marcos ocupa a parte mais antiga do antigo mosteiro dominicano e alberga a maior coleção do mundo de obras de Fra Angelico (Beato Angelico) que neste local viveu durante muitos anos.

O Convento de S. Marcos é uma obra-prima da arquitetura construído por Michelozzo e encomendado por Cosimo de Médici tendo sido igualmente a casa de Fra Girolamo Savonarola que o converteu em seu quartel-general. Foi declarado museu de relevância nacional em 1869.

Os belíssimos espaços que agora fazem parte do museu estão localizados junto à Igreja de S. Marcos e às salas adjacentes ao claustro ainda usado como mosteiro.

O Museu Nacional de S. Marcos apresenta algumas das mais interessantes coleções e obras da cidade de Florença, incluindo coleções que foram deslocadas do Museu da Florença Antiga, após a demolição concretizada no século dezanove.

A visita a S. Marcos inclui as belas celas, o Claustro de Santo António, a Sala da Última Ceia, o Refeitório e a Sala Capitular.

As obras de Fra Angelico são verdadeiras relíquias que se podem apreciar no Museu Nacional de S. Marcos e entre as quais se encontra a mundialmente famosa Anunciação, uma obra de arte da pintura renascentista.

A Sala do Hospital é inteiramente dedicada a Fra Angelico e apresenta a Deposição de Cristo, o Tríptico de S. Pedro Mártir, o Retábulo de Annalena, o Juízo Final (1431), o Retábulo de S. Marcos, Madonna e o Menino e o Tabernáculo dos Linaioli.

O segundo andar aloja as celas dos velhos monges, decoradas com belos frescos de renome. Pintados entre 1438 e 1446, testemunham a fase madura da arte de Fra Angelico e são um exemplo de absoluta modernidade e sofisticação jamais concebidos num mosteiro.

No Museu Nacional de S. Marcos poderá igualmente visitar a fabulosa Biblioteca (1437-1444) que possui manuscritos valiosíssimos que pertenceram à família Médici e a personalidades tais como Pico della Mirandola e Agnolo Poliziano.

Lorenzo, o Magnífico, promoveu o crescimento e enriquecimento da biblioteca que foi uma força motriz da cultura renascentista e guarda muitos volumes de manuscritos redigidos em latim e grego.

O Museu Nacional de S. Marcos apresenta outras obras de arte de grande valor histórico e artístico como a Última Ceia (Ultima Cena) de Ghirlandaio, a Madonna della Cintola de Ridolfo Ghirlandaio, a Madonna e o Menino de Paolo Uccello, o famoso retrato de Girolamo Savonarola e várias peças em barro vidrado provenientes da escola de Della Robbia.

A Igreja de S. Marcos, adjacente ao museu, também é encantadora.
Há vários século tinha um sino famoso atribuído a Verrocchio e chamado pelo florentinos de La Piagnona (O bebé que chora).

A história do sino está ligada à de Fra Savonarola: Acusado de tocar a rebate aquando da prisão do frade, foi condenado ao exílio na Igreja de San Salvatore al Monte onde nunca mais voltou a tocar!

Em 2000 regressou ao mosteiro de S. Marcos.

Anunciação de Fra Angelico. Foto de carulmare
Anunciação de Fra Angelico. Foto de carulmare

Morada do museu: Piazza San Marco 3, Florença, Itália

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira: 08:15 a 13:50
A bilheteira encerra às 13:20
O encerramento do museu começa às 13:30

Sábados, domingos e feriados: 08:15 às 16:50
A bilheteira encerra às 16:20
O encerramento do museu começa às 16:30
Encerrado: 1º, 3º e 5º domingo e 2ª e 4ª segunda-feira de cada mês, Natal, Ano Novo, 1 Maio.

Bilhetes:
Preço Normal: €4,00
Preço Reduzido: €2,00
Gratuito: Crianças com menos de 6 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, guias turísticos e professores inseridos em grupos escolares devidamente autorizados.

O preço dos bilhetes pode alterar-se no decorrer de eventos especiais ou exposições temáticas.