Galeria da Academia

A Galeria da Academia de Florença também é conhecida como o Museu de Miguel Ângelo.

Miguel Ângelo, David (Galeria da Academia, Florença)
Miguel Ângelo, David. Foto por Andrew Griffith (cc by-nc-nd 2.0)

História da galeria

Fundada em 1794 pelo Grão-Duque Pietro Leopoldo para servir como local de estudo para os estudantes da Academia de Belas Artes ali próxima (Accademia di Belle Arti), a primeira academia de desenho da Europa, a Galeria da Academia (Galleria dell’Accademia) em Florença tem em sua posse algumas das mais belas obras de Miguel Ângelo.

Em primeiro lugar, destacamos o David (1501), símbolo de Florença perante o mundo e obra de génio da renascença foi deslocado para este local em 1873 para o proteger das condições meteorológicas adversas.

Com a sua beleza e força, o David representa o poder e a liberdade da República Florentina, encarnados pelo Palazzo Vecchio na frente do qual a estátua foi originalmente colocada.

Para além da estátua de David, a Galeria da Academia apresenta ainda as famosas esculturas de Miguel Ângelo conhecidas como Prisioneiros (Prigioni) colocada originalmente nos Jardins Boboli (Giardini di Boboli), próximos do Palácio Pitti, o S. Mateus e a Pietá Palestrina.

A cidade de Florença mantém outras maravilhosas obras de Miguel Ângelo: Por exemplo, a Capela dos Médici, ao lado da Basílica de San Lorenzo, aloja algumas belas esculturas pertencentes a monumentos funerários da família Médici e o Museu degli Uffizi apresenta alguns dos seus mais importantes quadros.

A Galeria da Academia foi especialmente concebida para deter obras de arte de grande valor e a sua espetacular arquitetura é testemunha disso mesmo.

Entre as muitas obras de arte presentes na Galeria da Academia realçamos também O rapto das Sabinas de Giambologna, a Madonna e filho (Madonna col Bambino) e Madonna do Mar (Madonna del Mare) de Botticelli e ainda alguns quadros de Perugino, Filippino Lippi, Pontormo e Bronzino.

O Museu da Academia apresenta igualmente uma esplêndida coleção de quadros sob fundo dourado de mestres florentinos do período compreendido entre os séculos treze e dezasseis. A coleção de ícones russos pertencia à família Lorena e a coleção de quadros pertencia ao Grão-Duque Leopoldo.

O Palácio da Academia também inclui o Museu de Instrumentos Musicais recentemente adquirido e que alberga um violino Stradivarius bem como o mais antigo piano vertical preservado.

Endereço e mapa

 Galleria dell'Accademia - Via Ricasoli 58-60 - 50122 Firenze, Itália

Contatos

Telefone: +39 055 238 8609
Email: ga-afi@beniculturali.it

Horário de funcionamento

De Terça a Domingo – das 8.15 às 18.50

A bilheteira encerra às 18:20
O encerramento da Galeria começa às 18:40

Encerrado: segundas-feiras, Dia de Ano Novo e Dia de Natal

Preço dos bilhetes

Preço normal:  € 8,00

Preço reduzido: € 4,00

Gratuito: crianças com menos de 6 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, guias turísticos e professores inseridos em grupos escolares devidamente autorizados.

O bilhete também é válido para o Departamento de Instrumentos Musicais.

O preço dos bilhetes pode alterar-se no decorrer de eventos especiais ou exposições temáticas.

Visitas guiadas

Visitas guiadas da Galeria da Academia de Florença oferecidas for GetYourGuide