Galeria da Academia

Galeria da Academia de Artes de Florença também é conhecida como o Museu de Miguel Ângelo.

Miguel Ângelo, David (Galeria da Academia, Florença)
Miguel Ângelo, David – Galeria da Academia, Florença. Foto por Andrew Griffith (cc by-nc-nd 2.0)

História da galeria

Fundada em 1794 pelo Grão-Duque Pietro Leopoldo para servir como local de estudo para os estudantes da Academia de Belas Artes ali próxima (Accademia di Belle Arti), a primeira academia de desenho da Europa, a Galeria da Academia (Galleria dell’Accademia) em Florença tem em sua posse algumas das mais belas obras de Miguel Ângelo.

Em primeiro lugar, destacamos o David (1501), símbolo de Florença perante o mundo e obra de génio da renascença foi deslocado para este local em 1873 para o proteger das condições meteorológicas adversas.

Com a sua beleza e força, o David representa o poder e a liberdade da República Florentina, encarnados pelo Palazzo Vecchio na frente do qual a estátua foi originalmente colocada.

Para além da estátua de David, a Galeria da Academia apresenta ainda as famosas esculturas de Miguel Ângelo conhecidas como Prisioneiros (Prigioni) colocada originalmente nos Jardins Boboli (Giardini di Boboli), próximos do Palácio Pitti, o S. Mateus e a Pietá Palestrina.

A cidade de Florença mantém outras maravilhosas obras de Miguel Ângelo: Por exemplo, a Capela dos Médici, ao lado da Basílica de San Lorenzo, aloja algumas belas esculturas pertencentes a monumentos funerários da família Médici e o Museu degli Uffizi apresenta alguns dos seus mais importantes quadros.

A Galeria da Academia foi especialmente concebida para deter obras de arte de grande valor e a sua espetacular arquitetura é testemunha disso mesmo.

Entre as muitas obras de arte presentes na Galeria da Academia realçamos também O rapto das Sabinas de Giambologna, a Madonna e filho (Madonna col Bambino) e Madonna do Mar (Madonna del Mare) de Botticelli e ainda alguns quadros de Perugino, Filippino Lippi, Pontormo e Bronzino.

O Museu da Academia apresenta igualmente uma esplêndida coleção de quadros sob fundo dourado de mestres florentinos do período compreendido entre os séculos treze e dezasseis. A coleção de ícones russos pertencia à família Lorena e a coleção de quadros pertencia ao Grão-Duque Leopoldo.

O Palácio da Academia também inclui o Museu de Instrumentos Musicais recentemente adquirido e que alberga um violino Stradivarius bem como o mais antigo piano vertical preservado.

Endereço e mapa

 Galleria dell'Accademia - Via Ricasoli, 58/60 - 50122 Florença, Itália

Contatos

Telefone: +39 055 098 7100
Fax: +39 055 098 7137
Email: ga-afi@beniculturali.it
PEC: mbac-ga-afi@mailcert.beniculturali.it

Diretor: Cecilie Hollberg

Horário de funcionamento

De Terça a Domingo – das 8.15 às 18.50

A bilheteira encerra às 18.20
O encerramento da Galeria começa às 18.40

Encerrado: segundas-feiras, Dia de Ano Novo e Dia de Natal

Preço dos bilhetes

Preço normal:  € 12,00

Preço reduzido: € 2,00

Gratuito: crianças com menos de 6 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, guias turísticos e professores inseridos em grupos escolares devidamente autorizados.

O bilhete também é válido para o Departamento de Instrumentos Musicais.

O preço dos bilhetes pode alterar-se no decorrer de eventos especiais ou exposições temáticas.

Visitas guiadas

Visitas guiadas da Galeria da Academia de Belas Artes de Florença oferecidas for GetYourGuide.

Confirmação imediata
Entrada sem fila da bilheteria
Cancelamento gratuito até 24 horas antes do início das visitas